Blog

Qual é o tipo de madeira ideal para fazer mesa rústica?

Data:



Qual é o tipo de madeira ideal para fazer mesa rústica?

Os móveis de madeira são os mais famosos e utilizados de todo o Brasil. Interessantemente, o sucesso de um modelo de móvel, estilo que ele adere e o custo dele está diretamente ligado ao tipo de madeira que ele o compõe. Então, uma Mesa rústica possui diversas possibilidades de estilo, formato e até custo, variando com a qualidade de sua madeira, que também caracteriza o seu estilo.

 

Entenda hoje qual a madeira ideal para se fazer a mesa rústica perfeita para o ambiente de sua escolha, as vantagens de cada tipo de madeira específica para cada construção de mesa, as diferentes linhas de estilo de móveis, como é feita a construção dos móveis de modelo rústico, e conhecer melhor tudo que compõe a ideia de móveis rústicos, como são idealizados, e qual o foco de cada uma das madeiras.

 

Principais tipos de madeira usados em mesa rústica

Entenda então, a seguir, quais são os principais tipos de madeira selecionados para a construção de uma mesa rústica, compreendendo o porquê cada uma dessas madeiras é selecionada, a vantagem e particularidade de cada tipo de madeira escolhido para móveis, principalmente mesas, que é um dos móveis mais comuns escolhidos para se ter no estilo e linhas rústicas.

 

Peroba rosa

Também chamada de madeira de demolição, a peroba rosa possui como uma de suas principais características únicas as suas texturas. Essas texturas são consideradas não só um atrativo, como também um grande charme comparado às demais madeiras disponíveis a serem usadas para a produção de uma mesa rústica.

 

Essa textura dá a impressão da madeira ser mais natural que as madeiras tratadas. Nenhuma peça será igual à outra, justamente por aproveitar as marcas naturais da madeira para o produzir de suas peças, dando assim a ênfase necessária para conseguir aproveitar a beleza natural da madeira de peroba rosa. Muitos estilos buscam até mesmo evidenciar certas ranhuras e marcas.

 

Todas as características da peroba rosa que a tornam uma madeira atrativa para ser usada na produção de peças rústicas são naturais, ou seja, não podem ser imitadas ou reproduzidas pelo homem, simplesmente são causadas pela natureza, exposição climática, sol e diversas outras condições que marcam naturalmente a madeira.

 

Dormentes de madeira sustentável, ou madeira usada

Os dormentes de madeira são peças extremamente comuns, usadas normalmente em linhas rodoviárias, feitas sempre em madeira-de-lei. Quando necessária a substituição dessas peças, essas madeiras são reutilizadas, tanto em paisagismo como também em decoração, e podem até mesmo ser usadas na construção de cadeiras, bancos ou até mesmo uma mesa rústica.

 

Esse estilo de madeira envelhecido é bem resistente, pois já é tratado para o uso prolongado nos trilhos, tendo passado por um processo de tratamento químico e cozimento. Por lei, todos os dormentes de madeira possuem tamanho e medidas padronizadas, e podem ser feitas de argelim pedra, carvalho, peroba, ipê, jatobá e afins.

 

Cruzetas de madeira

Extremamente usadas no mundo todo para móveis de decoração, as cruzetas de madeira são produtos onde a ênfase é a resistência extrema. Essas madeiras são, por exemplo, as utilizadas em poste de energia elétrica por todo o Brasil e sua função é sustentar os fios de energia por onde elas passam para poderem ser apoiados em cada um dos postes.

 

Essas cruzetas também possuem confecções específicas, sendo semelhante aos dormentes de madeira nesse ponto, e podem ser feitas de peroba, ipê, jacarandá, carvalho e angelim,, entre diversas outras madeiras, sempre com o foco de prolongar seu uso e diminuir a necessidade de troca. Suas medidas variam por região, mas são sempre padrões dentro de sua região.

 

Após seu uso em postes, a reutilização sustentável das cruzetas de madeira é normalmente feita em decorações sustentáveis, mas também pode ser utilizada na produção de móveis, bancos e até mesa rústica e é normalmente escolhida por sua quantidade de cores e diversificação de texturas. Essas cruzetas possuem alto valor agregado a sua decoração, mas ainda conseguem ter preço acessível.

 

Benefício do uso da madeira de demolição

Com uso cada vez mais comum, o benefício do uso da madeira de demolição é bem amplo. Além de impulsionar a reutilização sustentável de madeiras que em outras situações seriam jogadas fora, você irá economizar com o custo de tratamento de madeiras, pois madeira de demolição precisa obrigatoriamente ser tratada antes do seu primeiro uso.

 

Além disso, você poderá utilizar madeiras já extintas para projetos, que foram muito utilizadas por sua qualidade incrível, como a peroba rosa. Por fim, se você busca uma identidade única para seus móveis ou para sua mesa rústica, a madeira de demolição possui características, como marcas dos tratamentos químicos, da sua exposição a climas, tornando cada peça de madeira de demolição uma peça única.

 

Linhas de móvel

Diferentes linhas de móveis resultam em diferentes tipos de móveis sendo produzidos para se obter estilos de móveis diferentes produzidos com o mesmo tipo de material. Essas linhas definem basicamente o estilo e o resultado da produção de móveis variados de madeira, incluindo a sua mesa rústica, por exemplo.

 

Linhas nobre

A linha nobre busca o destaque natural da madeira rústica, com coloração e tons ressaltando a perfeição natural da madeira e seu estilo único. Com isso, temos uma mesa rústica com tons e marcas naturais desse tipo de madeira, com um formato mais simples que os formatos mais arrojados, e ainda com detalhes únicos, como as marcas dessa madeira.

 

Linha tronco

A Linha tronco são peças únicas produzidas de forma artesanal, que buscam criar móveis e mesas utilizando como peça de exemplo, amplos troncos. Esses troncos são cortados verticalmente e trabalhados para serem usados como cadeiras, mesas e afins, buscando mostrar o melhor da forma natural das mesas sendo utilizadas.

 

Linha minas

Móveis e mesas do estilo mais tradicional do estado de Minas Gerais, essa linha busca uma mistura entre o estilo rústico tradicional e o contemporâneo, trabalhando a madeira para ela ter maior brilho e conseguir melhores resultados dentro de sua bela linha de móveis.




DEIXE SEU COMENTÁRIO: