Blog

Como cuidar de móveis rústicos?

Data:



Como cuidar de móveis rústicos?

Decorar a casa onde moramos traz uma ótima sensação de bem-estar. Ter um ambiente bem planejado ajuda a harmonizar um determinado espaço. E algo que está na moda na decoração de espaços fechados é utilizar móveis rústicos nestes locais. Mas nem todo mundo sabe como estes devem ser cuidados, nem mesmo sobre onde fica melhor ter um móvel rústico.

O rústico se refere ao campo, ou a vida no campo. A palavra é remetida a coisas mais simples, fabricadas sem acabamento, mas absorvidas com as suas características positivas. Um móvel ser rústico não necessariamente significa que foi feito de forma grosseira ou mal-acabada.

A tendência pelo rústico começou a aumentar nesta década de 2010, quando a madeira de demolição começou a surgir de forma a se tornar o material nobre para o mercado de decoração. Atualmente, a presença de móveis rústicos está em diversos ambientes, tanto nas cidades quanto no campo.

A matéria-prima é utilizada do reaproveitamento de madeiras nobres, e traz o conceito de sustentabilidade. Isso permite que móveis e artigos de decoração se tornem cada vez mais valorizados.

Estes móveis nos passam a sensação de que lembrar do campo, de fazendas, e apresentam um clima de aconchego e acolhimento.

Móveis de madeira são mais escuros e quentes. Seu perfil é mais robusto, grande e que se destacam em qualquer espaço.

Além de tudo, ainda contam com um charme, mesmo apresentando uma estrutura de época antiga. O rústico nunca sai de moda, e pode ser usado em inúmeros espaços diversificados. Neste texto, vamos te passar algumas dicas sobre como ter o melhor tratamento nestes casos.

Evite panos muito úmidos para limpar estes móveis

Para que estes móveis continuem bem conservados, é necessário fazer uma limpeza periódica sem a utilização de produtos químicos. O ideal é fazer isso com um pano macio e seco. Esta limpeza inicial ajuda a retirar a poeira que se acumula diariamente, sem a necessidade de agredir a madeira.

Na sequência, para tirar as sujeiras mais grossas, o melhor a se fazer é utilizar um segundo pano, levemente umedecido, e sem precisar esfregar muito a madeira. Para esta dica, não se deve utilizar um pano muito molhado. A madeira úmida acaba contribuindo para que micro-organismos se proliferem, de forma que pode prejudicar a peça com o tempo.

Quais são os produtos ideais para esta limpeza?

É importante que os móveis rústicos sejam limpos de forma periódica e frequente. Mas por conta desta frequência, é comum que, com o tempo, o brilho do móvel fique menos visível, e deixe a madeira com uma tonalidade mais apagada e opaca.

Uma dica para deixar seu móvel rústico mais brilhante por muito mais tempo é aplicar uma fina camada de cera de carnaúba, em um intervalo médio de 30 dias.

O ideal é fazer esta limpeza com uma flanela limpa e, de preferência, seca. Fazendo isso, a madeira ficará muito mais protegida, e permanece com uma aparência muito mais bonita por um período mais longo. Também é recomendável utilizar periodicamente uma palha de aço, isso ajuda a remover o excesso de cera presente no móvel. E, assim, depois disso, novamente aplicar cera.

Tenha cuidado ao deixar os móveis rústicos ao ar livre

Estes móveis feitos com madeira de demolição são muito resistentes, justamente porque utilizam madeiras que suportam esta exposição às adversidades que a natureza pode proporcionar.

Porém, além de se fazer todos os cuidados citados anteriormente, o recomendável é evitar que os móveis rústicos tenham contato direto com a terra. Isso permite que sejam evitados desgastes maiores com adversidades da natureza, como a infestação de cupins, que se alimentam de madeira, por exemplo.

Quais são as melhores combinações?

São poucas as limitações para se decorar um ambiente com móveis rústicos. Todos os cômodos de uma casa podem contar com algum elemento em madeira. Você pode encontrar estas peças em lojas e marcenarias, e sua variedade é enorme.

Uma das principais combinações com móveis rústicos é colocá-los com tecidos naturais. Estes móveis em especial combinam com tapetes, almofadas e cortinas, originais de tecidos naturais.

Um ambiente decorado assim acaba com um toque que lembra muito o campo. Não há a necessidade de limitar esta decoração apenas para uma casa de campo, e esta pode ser feita também em um apartamento em cidades urbanas.

Outra dica que você pode adotar para decorar com móveis rústicos é fazer uma mistura entre o rústico e o moderno em determinado espaço. Este contraste facilita para que você tenha um ambiente com muita versatilidade, em que passado, presente e futuro se unem em um único local.

O que podemos recomendar é para não deixar o ambiente pesado. Um exemplo, ter móveis rústicos em um local de muita modernidade, ou estar em um ambiente rústico com peças mais modernas.

Para quem deseja uniformidade, também é permitido utilizar alguns adornos para melhorar ainda mais a decoração de sua casa. Exemplos de galinhas d’angola, bonecas, namoradeiras, antigos lampiões, flores, louças clássicas, entre outros artigos.

Estes móveis muitas vezes têm toques mais artísticos, com muita delicadeza e de forma singela, incluindo pinturas florais, de pássaros, por exemplo, e aplicação de uma técnica conhecida como pátina, que é ideal para móveis rústicos, e costuma ser feita em diversas cores.

Dicas importantes para melhorar a sua decoração

Os móveis rústicos tem sido uma tendência cada vez maior para salas, cozinhas, quartos, banheiros e até escritórios.

Além disso, os móveis rústicos também já são utilizados em eventos, como reuniões, aniversários, formaturas e casamentos, o que permite trazer um charme a mais na decoração destas festividades. Se colocados de forma harmoniosa, um ambiente fica muito mais bonito e charmoso. Se você tem o interesse em decorar um ambiente com este tipo de móvel, a hora pode ser agora.

Tomando os devidos cuidados, e decorando-os no tom certo, é possível que você tenha um local de muito mais destaque, e poderá impressionar sua família, amigos e outras pessoas que visitarem estes locais. Esperamos que tenha gostado de conhecer as nossas dicas!

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO: