Blog

3 motivos para decorar sua casa com móveis rústicos

Data:



3 motivos para decorar sua casa com móveis rústicos

Já pensou na possibilidade de decorar sua cara com móveis rústicos? Antigamente esses móveis eram usados apenas em decoração de casas de praia ou fazenda, mas os tempos mudaram. 

 
Atualmente eles estão cada vez mais presentes em casas modernas e até em grandes mansões.


Muitas pessoas optam por esse tipo de móvel em casa pela sensação de proximidade com a natureza. Enquanto isso, outros gostam do ar de modernidade que eles oferecem. 


Se você ainda não descobriu o que pode te motivar a se render a essa tendência, chegou a hora de considerar as opções. A seguir mostramos três bons motivos para decorar sua casa com móveis rústicos.


O que são móveis rústicos?


O primeiro passo é entender exatamente do que se trata esse modelo de mobília. De modo geral, portanto, podemos dizer que se tratam de móveis produzido através de madeiras maciça e cuja característica é a exposição do aspecto bruto da madeira usada. 


Seguindo uma tendência mundial, os móveis rústicos hoje são fabricados com madeiras sustentáveis. Isso significa que elas não agridem o meio ambiente e possuem uma longa durabilidade em função de suas características. 


As possibilidades para fabricação de móveis rústicos são diversas. A lista inclui até mesmo aqueles feitos com fibra natural trançada, que deixa cadeiras e banquetas com um toque original. 


Além disso, normalmente esse tipo de acabamento é realizado de forma manual, o que ajuda a atribuir naturalidade à peça. Dito isso, vamos então aos motivos para seguir essa tendência. 


1 - Peças sustentáveis

A primeira boa razão para decorar sua casa com móveis rústicos é que, conforme já mencionamos, as peças são sustentáveis. Para quem se preocupa preocupa com o meio ambiente, portanto, essa é uma ideia que deve ser considerada. 


Isso porque, além de madeiras como eucalipto, a produção desse tipo de móvel conta com a madeira de demolição.


Para quem não sabe, trata-se de um tipo de madeira reutilizada, que normalmente é retirada de casas demolidas, e que possuem alguma característica marcante.


Por se tratar de uma madeira já usada por muitos anos, elas possuem características únicas, o que faz com que os móveis construídos com elas sejam exclusivos. Isso sem contar que as peças ficam elegantes e diferentes. 


2 - Peças exclusivas


Para quem gosta de ter uma peça única os móveis feitos de madeira rústica jamais poderão ser copiados. Logo sua casa terá aquele toque especial que jamais outra terá por mais que tente.


3 - Peças resistentes


Outra grande vantagem de ter móveis rústicos é que eles são altamente resistentes, uma vez que a matéria-prima é a madeira bruta. Graças a isso, os móveis podem ser tratados como peça de família, que podem ser passados de geração a geração. 


Onde os móveis rústicos podem ser usados?

 
Entendidas as razões de aderir aos móveis rústicos, é hora de entender os pontos onde eles podem ser utilizados em uma casa. Obviamente, tudo depende do gosto pessoal, mas vamos citar exemplos onde as peças rústicas ficam charmosas, elegantes e modernas. 


Quarto
Uma decoração rústica pode deixar o ambiente com ar natural e aconchegante, logo, pode ser um elemento adicionado ao quarto sem nenhum problema.


Nesse caso, é possível ousar usando o tema em todo o quarto, compondo toda a mobília com esse tom. Outra opção é dar um toque especial na decoração usando apenas uma textura ou detalhes da madeira maciça, tanto nos móveis, como nas paredes do quarto.


Sala de estar
Já pensou em decorar sua sala de estar de tal forma que ela remeta uma casa de campo? Um tipo de ambiente que te faz se sentir em casa logo que entra? Pois bem, essa é uma excelente ideia. Para isso, o ponto de partida é pensar em uma decoração rústica. 


Ela pode proporcionar a qualquer pessoa uma agradável sensação de bem estar e ligação com a mãe natureza. Esse é um dos grande motivos pelos quais esse tipo de ambiente é cada vez mais desejado. 


Se você já percebeu que o estilo rústico é o que te representa, uma boa ideia é recorrer a um sofá de madeira rústica.Nesse caso ele pode ter seus braços de madeira e possuir um revestimento com tecido rústico, ficando com ar convidativo para um bom descanso.


Outra dica é decorar toda a sala com móveis rústicos. Isso inclui o rack, a mesinha de centro, estante e mesinha lateral, que podem inclusive contar com espelho ou vidro, deixando o ambiente mais leve e com toque de elegância.


Banheiro
Sim, até o banheiro pode contar com uma decoração rústica, desde que seja funcional para as atividades do dia a dia. Se deseja compor a decoração do banheiro com madeira bruta, portanto, a dica é apostar em prateleira ou armário com madeira rústica.


Outra dica é dar um toque especial aos acessórios do banheiro, como por exemplo, o cesto de toalhas, que pode ser de fibra natural. Já no caso do espelho, ele pode possuir moldura com cordas ou madeira, combinando com o restante da decoração.


Sala de jantar
A sala de jantar é vista como o cômodo principal da casa, uma vez que é nela que os amigos e familiares são recebidos nas refeições. 


Para deixar sua sala de jantar com ar mais clássico e inspirar tranquilidade ao estilo de casa de fazenda, portanto, nada melhor que uma decoração rústica. 


Para isso use móveis com madeira maciça, como por exemplo, a mesa de jantar. Ela pode formar conjuntos com a cristaleira ou aparador, que deixará o ambiente rico e clássico.


Hall de entrada
Sim, o hall de entrada não se trata de um cômodo da casa, porém é o primeiro espaço no qual os convidados pisam ao visitar sua residência. Diante disso, é importante que tenha uma decoração que surpreenda.


Nesse caso, a dica é apostar em um aparador rústico. Dessa forma, ao pisar em sua casa todos vão se deparar com um ar de modernidade logo de cara. Para manter a experiência, a dica é compor o restante da casa com móveis rústicos.




DEIXE SEU COMENTÁRIO: