Blog

3 Dicas para cuidar de peças de cobre

Data:



3 Dicas para cuidar de peças de cobre

Se você tem uma bela peça de cobre em casa, certamente já se perguntou qual seria a melhor forma de cuidar delas. Pensando nisso, escrevemos esse artigo te oferecendo dicas para cuidar de peças de cobre.

O cobre é um material muito particular, ele oxida com mais facilidade que os outros metais. O fato de ele escurecer com o tempo, não desmerece e nem tira a sua beleza, mas é necessário tomar alguns cuidados para que você tenha sua peça bonita por mais tempo.

Para muitas pessoas, a oxidação é o charme do cobre, já que os objetos ficam com mais aspecto de rústico devido às pequenas manchinhas escuras. Realmente é um efeito muito bonito e fica perfeito em decorações que tem o objetivo de demonstrar e valorizar o rústico e o antigo.

Existe uma saída para as pessoas que não querem ver suas peças escurecerem, algumas empresas utilizam verniz na superfície. Nesses casos, a limpeza deve ser mais cuidadosa para não danificar o objeto.

Separamos algumas dicas muito interessantes para que você possa manter a higiene e garantir a qualidade de suas peças por muito mais tempo. Vamos conferir?

Antes de começar

Uma boa dica para ter suas peças de cobre brilhando por mais tempo é ficar atento à forma como você começa a utilizar o seu tacho de cobre, por exemplo.

Antes de preparar qualquer alimento no tacho, ferva uma grande quantidade de água e utilize essa mesma água para lavar toda a peça. A água quente ajuda a remover uma fina camada de resina que as vezes vem direto da fábrica.

Logo depois de usar suas peças de cobre, faça a limpeza básica. Não deixe que a gordura e o açúcar fiquem muito tempo em contato com a superfície.

Agora, caso você queira uma limpeza mais completa, a próxima dica é perfeita para você.

1. Sal e limão para limpar o tacho

Para ariar um tacho ou mesmo fazer uma limpeza mais profunda em casa, a primeira dica para cuidar de peças de cobre é usar o bom e velho limão. O limão já é um velho conhecido de pessoas que lidam com limpeza e suas propriedades são quase mágicas.

Para esse procedimento em específico, você vai precisar de sal e limão, detergente e uma esponja de aço.

Pegue um limão e corte a fruta ao meio. Passe uma das partes no sal, aqui o sal servirá como um leve esfoliante. Agora, você deve esfregar o limão na superfície da peça de cobre, tente não colocar força demais, pois, caso contrário, poderá provocar alguns arranhões.

O movimento é semelhante ao de ariar uma panela comum, caso prefira, pode colocar um pano entre a pia e o tacho para que ele não escorregue.

Feito isso, enxague todo o excesso do limão com água. Com o auxílio de uma esponja de aço, continue esfregando com cuidado a peça, utilize o detergente nesse momento. Agora sim, enxague bem o tacho com água.

Fique muito atento na hora da secagem, pois é nesse momento que podem surgir manchas. Use um guardanapo ou um papel toalha, ou um pano macio para secar, e depois coloque a peça em um escorredor ou no sol. Caso a peça de cobre não fique completamente seca, algumas gotinhas de água podem causar as manchas indesejadas.

2. O açúcar grudou? E agora?

Nada melhor do que fazer doces em tachos de cobre, não é mesmo? Receitas de iguarias utilizando essas peças de cobre é o que não falta, e o sabor é realmente diferenciado. Porém, é necessário tomar cuidado para que o tacho continue em perfeitas condições.

Caso você tenha utilizado seu tacho de cobre para fazer um doce e percebeu que ficou açúcar grudado no fundo, não se desespere. A dica para esses casos é deixar a sua peça de cobre de molho de um dia para outro.

Basta colocar bastante água e deixar que ela vá soltando o açúcar aos poucos. Não tente esfregar com força e muito menos raspar facas ou outros objetos com ponta, para não danificar o seu lindo tacho.

Aproveite para retirar o alimento ainda quente, pois deixar que ele esfrie dentro do tacho pode não ser uma boa ideia.

Os alimentos só ficam presos em peças de cobre caso eles tenham começado a queimar, então outra dica é nunca deixar que os alimentos queimem. Fique bastante atento ao ponto do alimento e controle bem o fogo para evitar esse tipo de acidente. Assim, você garante uma comida deliciosa e ainda contribui para que sua peça fique linda por mais tempo.

3. Limpeza diária

As peças de cobre usadas na cozinha, como tachos, precisam estar sempre limpas e com aspecto de bem cuidadas. Pode parecer impossível deixar tudo brilhando, mas saiba que é possível. Limpar sempre é melhor do que precisar fazer uma super faxina depois de um longo período sem cuidar, então, lá vai a terceira dica.

Caso sua peça fique exposta na cozinha, por exemplo, é importante tomar cuidados especiais. Isso é necessário por que na cozinha é onde se concentra muita gordura devido o preparo de alguns alimentos.

Então, a dica é lavar e secar muito bem suas peças de cobre. Já vimos como o processo de secagem é importante, então lembre-se bem de se certificar que não há mais nenhuma gotinha de água, combinado?

Gostou das dicas para cuidar de peças de cobre?

Bom, agora que você já sabe como cuidar das suas peças de cobre, que tal aumentar o seu acervo dessas peças? A gaiola sempre oferece os mais belos e variados objetos de cobre, desde tachos até peças decorativas.

As peças de cobre ficam perfeitas em ambientes rústicos, como uma casa no campo ou fazenda. Entretanto, se você é mais ousado e gosta de mesclar estilos, pode encontrar o lugar perfeito para inserir um pouco de cobre em sua decoração.

O importante, é deixar a sua casa com a sua cara e sempre que precisar de objetos rústicos para compor o ambiente, lembre-se de consultar A gaiola, com certeza você irá encontrar o que precisa lá.




DEIXE SEU COMENTÁRIO: